.

.

terça-feira, 2 de março de 2010

O rei Leão(Lion King)


O Rei Leão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Lion King
O Rei Leão (PT/BR)

Simba, o rei leão, no desfile de um dos parques da Disney
Estados Unidos
1994 ı cor ı 89 min
Produção
Direção Roger Allers / Rob Minkoff
Roteiro/Guião Irene Mecchi / Jonathan Roberts / Linda Woolverton
Elenco vozes originais:Matthew Broderick
James Earl Jones
Jeremy Irons
Nathan Lane
Moira Kelly
Rowan Atkinson
Whoopi Goldberg
Cheech Marin
Género animação, épico
Idioma original inglês
Lançamento 2 de Dezembro de 1994

24 de Junho de 1994
Cronologia
Último
O Rei Leão 2: O Reino de Simba Próximo



IMDb
O Rei Leão (em inglês The Lion King) é o 32º filme animado de longa-metragem da Walt Disney Pictures, lançado em 1994. É a vigésima quinta maior bilheteria da história, e maior de um filme de animação tradicional.[1][2]

O filme é inspirado na peça teatral Hamlet, de Shakespeare; no filme da Disney Bambi; nas histórias de José e Moisés, da Bíblia. O sucesso levou a uma adaptação teatral, na Broadway desde 1997, e duas sequências, The Lion King II: Simba's Pride e The Lion King 1½.

Índice [esconder]
1 Sinopse
2 Personagens principais e vozes
3 Trilha sonora
3.1 Canções
4 Recepção
5 Prêmios e indicações
6 Curiosidades
7 Referências
8 Ver também
9 Ligações externas


[editar] Sinopse
O filme conta a história de Simba, um pequeno leãozinho que é filho de Mufasa, o Rei Leão, e da rainha Sarabi. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki mas, ao crescer, é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono. Quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, sua única chance de salvar sua vida é se exilar das Terras do Reino. Ele encontra abrigo junto a outros dois excluídos da sociedade, um javali chamado Pumba e um suricate chamado Timão, que lhe ensinam a filosofia do "Hakuna Matata" (sem preocupações). Anos depois, ao ser descoberto por Nala, sua amiga de infância, Simba tem que decidir se deve assumir suas responsabilidades como rei ou seguir com seu estilo de vida despreocupado.

[editar] Personagens principais e vozes
Personagem Dublador EUA Dublador Brasil Dobrador Portugal
Simba Matthew Broderick (adulto; nas canções, Joseph Williams)/
Jonathan Taylor Thomas (criança; nas canções, Jason Weaver) Garcia Júnior (adulto) / Patrick de Oliveira (criança; nas canções, Bruno Miguel) Carlos Freixo (adulto) / Telmo Miranda (adulto, canções) / Tiago Caetano (criança) / Fábio Pascoal (criança, canções)
Scar Jeremy Irons Jorge Ramos Rogério Samora
Nala Moira Kelly (adulta) / Niketa Calame (criança) Carla Pompillo (adulta) / Paula Tribuzy (adulta, canções) Cláudia Cadima (adulta) / Sara Feio (criança) / Ana Guida (criança, adulta canções)
Mufasa James Earl Jones Paulo Flores António Marques
Rafiki Robert Guillaume Pietro Mário Fernando Luís
Pumba Ernie Sabella Mauro Ramos José Raposo
Timon Nathan Lane Pedro Lopes André Maia
Zazu Rowan Atkinson Pádua Moreira Fernando Luís
Ed Jim Cummings
Banzai Cheech Marin Hércules Fernando Adriano Luz
Shenzi Whoopi Goldberg Carmem Sheila Cucha Carvalheiro
Sarabi Madge Sinclair Maria Helena Pader Manuela Santos
Sarafina Zoe Leader

[editar] Trilha sonora
Ver artigo principal: The Lion King (trilha sonora)
A música foi escrita por Hans Zimmer, com vocais do músico sul-africano Lebo M., e as canções, por Elton John e o letrista Tim Rice. O álbum é uma das trilhas sonoras mais vendidas da história, com 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos.[3] Uma nova versão foi editada em 2003 para o lançamento do DVD.

A Wikipédia possui o portal:

Portal Cinema
[editar] Canções
Circle of Life (Ciclo da vida) - Carmen Twillie, Lebo M. e Mbongheni Ngema
I Just Can't Wait to be King (O que eu quero mais é ser rei) - Simba (Jason Weaver), Zazu (Rowan Atkinson) e Nala (Laura Williams)
Be Prepared (Se preparem) - Scar (Jeremy Irons), Banzai (Cheech Marin) e Shenzi (Whoopi Goldberg)
Hakuna Matata - Timão (Nathan Lane), Pumba (Ernie Sabella) e Simba (Jason Weaver, criança; Joseph Williams, adulto)
Can You Feel The Love Tonight? (Nessa noite o amor chegou) - Simba (Joseph Williams), Nala (Sally Dworsky), Timão (Nathan Lane), Pumba (Ernie Sabella) e Kristle Edwards; Elton John canta uma versão pop nos créditos
The Morning Report (Relatório Matinal) - Zazu (Jeff Bennett), Mufasa (James Earl Jones) e Evan Saucedo; não aparece no filme original, mas foi incluída na versão de IMAX e no DVD
[editar] Recepção
O Rei Leão tornou-se o maior sucesso da Disney, com 312 milhões de dólares somente nos Estados Unidos e US$783,841,776 milhões ao redor do mundo.[2] Foi a animação de maior bilheteria até Procurando Nemo em 2003. No Brasil, fez mais de 500 mil pagantes na estréia[4] e 4,2 milhões no total.[5]

O VHS vendeu 4,5 milhões de cópias no dia da chegada em 1995, e o DVD, em 2003 chegou a 2 milhões na estréia [6]

[editar] Prêmios e indicações
Oscar
Venceu nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, por Can You Feel the love Tonight.
Indicado na categoria de Melhor Canção Original, pelas músicas Circle of Life e Hakuna Matata.
Globo de Ouro
Venceu nas categorias de Melhor Filme - Comédia / Musical, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, por Can You Feel the Love Tonight.
Indicado na categoria de Melhor Canção Original por Circle of Life.
BAFTA
Indicado nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.
[editar] Curiosidades
O filme O Rei Leão é o 32.º longa de animação dos estúdios Disney e o primeiro a ser desenvolvido a partir de um argumento original - os animadores afirmaram que tomaram inspiração nas histórias bíblicas de José e Moisés e em Hamlet, de Shakespeare. Certos elementos porém tem grandes semelhanças com a série de desenho animado japonês originária na década de 1960 "Kimba, o leão branco". Mesmo o nome do personagem da Disney é muito próximo, "Simba" e há muitas tomadas e argumentos extremamente semelhantes. A Disney afirma que se tratam de coincidências.
Mais de 800 artistas em três continentes trabalharam três anos para realizar O Rei Leão.
A sequência do estouro da manada de gnus, que dura cerca de três minutos (canções The Stampede e Chow Down!), demorou dois anos para ser concluída, com o uso de imagens geradas por computador.
A mesma parte de refrão Till' we Fin our place, on the path unwinding, in the circle, the circle of life se repete mais ou menos cinco vezes.
O Rei Leão não apenas se tornou um dos filmes mais populares de todos os tempos, mas também marcou o ponto alto da chamada "Era de Ouro da Disney", na década de 1990.
O Rei Leão foi a primeira longa metragem da Disney a ser dublada em português de Portugal; os filmes anteriores eram comercializados na versão brasileira.
Os atores James Earl Jones e Madge Sinclair, que fizeram, respectivamente, as vozes do rei Mufasa e da rainha Sarabi, atuaram no filme Um Príncipe em Nova York (1988), interpretando o Rei e a Rainha, pais do personagem de Eddie Murphy.
A morte do rei Mufasa foi a primeira morte de um personagem da Disney assistida pela platéia. Em Bambi (1942) a mãe do protagonista foi morta por um caçador, mas não era ilustrada.
O Rei Leão é o segundo filme da Disney onde aparecem somente animais não-antropomórficos (ao contrário de Robin Hood, por exemplo), sendo o primeiro o filme Bambi em que, apesar de ter referências a seres humanos, estes nunca são vísiveis na tela.
O Rei Leão é o único longa-metragem da Disney que foi dublado em uma das línguas africanas da África do Sul, a língua zulu.
Uma das maiores polêmicas sobre mensagens subliminares encontra-se no filme. Na cena em que Simba deita-se em cima de flores em um penhasco, levanta partículas de poeira, que por menos de um segundo, formam no céu a palavra "SEX" ("sexo" em inglês). A Disney afirmou que as letras na verdade formam "SFX", uma comum abreviação para efeitos especiais, sendo apenas uma assinatura inofensiva. Na versão em DVD a cena foi refeita e a poeira não correspondia mais a nenhuma letra.
A versão brasileira da canção inicial do filme, chamada Ciclo sem fim (Circle of Life em inglês) foi cantada pela atriz e cantora Zezé Motta.
A atriz Whoopi Goldberg foi inicialmente cotada para dublar Sarabi, mãe de Simba, mas recusou devido ao tamanho do papel. Ela optou por dar voz à hiena Shenzie.
Referências
↑ The Lion King em Box Office Mojo
↑ a b Bilheteria mundial, Internet Movie Database
↑ Certificações, RIAA
↑ O Senhor dos Anéis bate recorde no Brasil
↑ HARRY POTTER: MEGASUCESSO NA IMPRENSA
↑ Disney's The Lion King Special Edition a Hot Seller
[editar] Ver também
The Lion King, musical da Broadway.
Lista de filmes baseados nas peças de Shakespeare
[editar] Ligações externas
O Rei Leão (em inglês) no Internet Movie Database
O Rei Leão em Adoro Cinema (em português)
Site Brasileiro do Rei Leão
[Expandir]v • eLonga-metragens de animação da Disney
Os títulos (quando diferentes) estão apresentados nas suas versões no Brasil e em Portugal, respectivamente.
Cânone oficial Branca de Neve e os Sete Anões (1937) · Pinóquio (1940) · Fantasia (1940) · Dumbo (1941) · Bambi (1942) · Alô, amigos / Olá amigos (1942) · Você já foi à Bahia? / A Caixinha de Surpresas (1944) · Música, Maestro! (1946) · Como é Bom se Divertir / Batalha de Gigantes (1947) · Tempo de Melodia (1948) · As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949) · Cinderela (1950) · Alice no País das Maravilhas (1951) · Peter Pan / As Aventuras de Peter Pan (1953) · A Dama e o Vagabundo (1955) · A Bela Adormecida (1959) · 101 Dálmatas / Os 101 Dálmatas (1961) · A Espada Era a Lei (1963) · Mogli - O menino lobo / O livro da selva (1967) · Aristogatas / Os Aristogatos (1970) · Robin Hood / Robin dos Bosques (1973) · Puff - O ursinho guloso / As extra aventuras de Winnie the Pooh (1977) · Bernardo e Bianca / As Aventuras de Bernardo e Bianca (1977) · O Cão e a Raposa / Papuça e Dentuça (1981) · O Caldeirão Mágico / Taran e o Caldeirão Mágico (1985) · As Peripécias do Ratinho Detetive / Rato Basílio - O Grande Mestre dos Detectives (1986) · Oliver e sua Turma / Oliver e seus Companheiros (1988) · A Pequena Sereia (1989) · Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus / Bernardo e Bianca na Cangurulândia (1990) · A Bela e a Fera / A Bela e o Monstro (1991) · Aladdin (1992) · O Rei Leão (1994) · Pocahontas (1995) · O Corcunda de Notre Dame (1996) · Hércules (1997) · Mulan (1998) · Tarzan (1999) · Fantasia 2000 (1999) · Dinossauro (2000) · A nova onda do imperador / Pacha e o imperador (2000) · Atlantis - O Reino Perdido / Atlântida - O Continente Perdido (2001) · Lilo & Stitch (2002) · O Planeta do Tesouro (2002) · Irmão Urso / Kenai e Koda (2003) · Nem que a Vaca Tussa / O Paraíso da Barafunda (2004) · O galinho Chicken Little / Chicken Little (2005) · A Família do Futuro / Os Robinsons (2007) · Bolt - Supercão / Bolt (2008) · A Princesa e o Sapo (2009) · Rapunzel * (2010) · King of the Elves * (2012)
Filmes em
live-action/animação O Dragão Relutante (1941) · Victory Through Air Power / ** (1943) · A Canção do Sul (1946) · Meu Querido Carneirinho / **(1949) · Mary Poppins (1964) · Se minha cama voasse / Se a minha cama voasse (1971) · Meu Amigo Dragão / Meu Amigo o Dragão (1977) · Uma Cilada para Roger Rabbit / Quem Tramou Roger Rabbit? (1988) · Encantada / Uma História de Encantar (2007)
DisneyToon Studios DuckTales, O Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida (1990) · Pateta - O Filme (1995) · Doug - O filme / Doug - O primeiro filme (1999) · O Filme do Tigrão / As aventuras do Tigre (2000) · Hora do Recreio/ Missão: Salvar as férias (2001) · Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca / Peter Pan em - A Terra do Nunca (2002) · Mogli - O menino lobo 2 / O livro da selva 2 (2003) · Leitão - O Filme / Piglet - O filme (2003) · O Cãozinho Esperto / ** (2004) · Pooh e o Efalante / Heffalump - O filme (2005) · Bambi 2 - O Grande Príncipe da Floresta (2006)
Pixar Animation Studios Toy Story - Um Mundo de Aventuras / Toy Story - Os Rivais (1995) · Vida de inseto / Uma vida de insecto (1998) · Toy Story 2 / Toy Story 2 - Em busca de Woody (1999) · Monstros S. A. / Monstros e companhia (2001) · Procurando Nemo / À Procura de Nemo (2003) · Os Incríveis / The Incredibles - Os Super-Heróis (2004) · Carros (2006) · Ratatouille / Ratatui (2007) · WALL·E (2008) · Up - Altas Aventuras / Up - Altamente (2009) · Toy Story 3 * (2010)
Outros A Torradeira Valente / **' (1987) · O Estranho Mundo de Jack (1993) · James e o Pêssego Gigante (1996) · Valiant - Um herói que vale a pena / Valiant - Os bravos do pombal (2005) · Selvagem (2006) · Os Fantasmas de Scrooge / Um Conto de Natal (2009) · Alice in Wonderland * (2010)
Ver também Walt Disney Animation Studios
* = Sem título conhecido em português.
** = Sem título conhecido em Portugal.

|}

[Expandir]v • eO Rei Leão
Filmes O Rei Leão (1994) · O Rei Leão 2: O Reino de Simba (1998) · O Rei Leão 3: Hakuna Matata (2004)
Personagens Simba · Nala · Mufasa · Rafiki · Scar · Shenzi, Banzai e Ed · Timão e Pumba (Brasil)/Timon e Pumba (Portugal) · Zazu · Sarabi · Kovu · Kiara · Zira
Músicas "Circle of Life" · "I Just Can't Wait to Be King" · "Be Prepared" · "Hakuna Matata" · "The Lion Sleeps Tonight" · "Can You Feel the Love Tonight" · "He Live In You"
Livros The Brightest Star · Friends In Need · Six New Adventures
Videogames The Lion King · Timon & Pumbaa's Jungle Games · The Lion King: Simba's Mighty Adventure
Atrações de parque temático Circle of Life: An Environmental Fable · Festival of the Lion King · The Lion King Celebration
Trilhas sonoras Trilha sonora original do filme (1994) · Rhythm of the Pride Lands (1998) · Festival of the Lion King (2001) · Trilha sonora do musical da Brodaway (2003)
Outras mídias Timão e Pumba · Musical da Broadway
Veja Também Polêmica entre Kimba e O Rei Leão

[Expandir]v • eGolden Globe Award para Melhor Filme (comédia ou musical)

Nenhum comentário:

Postar um comentário