.

.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Power Rangers


Power Rangers
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Março de 2008)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google – news, books, scholar, Scirus
Power Rangers
Informação geral
Formato
Criador Haim Saban
País de origem Estados Unidos (1993-2002)
Nova Zelândia (2003-2009)
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Disney (atualmente)
Exibição
Transmissão original 1993 1994
Qt. de temporadas 17
N. de episódios 668 (Lista de episódios)



Nota: Se procura a série original, consulte Mighty Morphin Power Rangers.
Power Rangers é uma franquia de séries de televisão infantil estadunidense iniciada em 1993 pela Saban Entertainment e no ar até hoje, adaptando as séries japonesas da franquia dos Super Sentais para o mercado norte-americano.

Índice [esconder]
1 História da franquia
2 Antecedentes
3 Controvérsia
4 Curiosidades
5 Temporadas
6 As cores dos Rangers
7 Ligações externas


[editar] História da franquia
Haim Saban, nascido em Alexandria, Egito, empresário e compositor de diversos temas de séries e desenhos animados de muito sucesso nos EUA e na França, é o responsável pelo advento da franquia. Na década de 80, Saban já tinha levado a série Super Sentai Bioman para a França, obtendo muito sucesso. Logo depois, o empresário tentou levar Bioman para a TV americana, mas não houve interesse por parte dos produtores.

Já na década de 90, Saban fundou seu próprio estúdio e adquiriu com a produtora Toei os direitos do Sentai Zyuranger/Jyuranger (1992 - 1993) para os EUA, aproveitando o tema Dinossauros da série, em voga na época devido ao filme Parque dos Dinossauros. O elenco que personificava os heróis em roupas civis foi trocado por atores norte-americanos e o seriado, rebatizado para Mighty Morphin Power Rangers.

Além disso, os próprios episódios foram reescritos para dar à série um tom maior de comédia. "Reescritos" não é bem a palavra: os roteiros foram praticamente escritos do zero, aproveitando do original apenas algumas cenas de luta. Saban argumentou que o mercado americano não aceitaria uma série com um elenco todo de japoneses, assim como a narrativa da série original.

Saban também pareceu não se importar com as diferenças de qualidade entre a filmagem original (em película) e a norte-americana (cinescopada, ou seja, vídeo com textura modificada), assim como com o fato de a Ranger Amarela (a atriz Thuy Trang, falecida em 2001) ser um homem na série japonesa (Takumi Hashimoto, conhecido como o garoto Manabu de "Jiraiya"). O problema se repetiu em todas as séries entre Power Rangers: Na Galáxia Perdida (1999) ePower Rangers: Força Animal (2002).

O sucesso de Power Rangers inspirou a companhia a comprar outros seriados nipônicos e adaptá-los da mesma forma, originando VR Troopers, Masked Rider, Big Bad Beetleborgs (citados mais adiante, na seção 3, "Controvérsia") e Os Cavaleiros Míticos de Tir Na Nog, com diferentes níveis de sucesso. Uma produtora rival, a DIC Audiovisual, conhecida no Brasil pelos desenhos "Mask", "Pole-Position" e "Capitão Planeta", tentou o mesmo caminho ao adaptar o seriado Denkou Choujin (Super-Homem Elétrico/Eletrônico) Gridman, da Tsuburaya Productions, a mesma produtora de "Ultraman", renomeando-o Superhuman Samurai Cyber Squad. Gridman era uma auto-homenagem da Tsuburaya às séries Ultra, levando o conceito de lutas de heróis gigantes para o mundo dos computadores, onde o herói combatia vírus eletrônicos com a forma de monstros. Apesar de se manter mais fiel aos episódios originais que as séries da Saban, a DIC não teve sucesso com sua produção.

Em 1996, os uniformes dos Zyurangers foram trocados após três temporadas e o tema passou a variar—todo ano uma nova série Ranger surgia, ligada aos eventos dos anos anteriores. A estrutura era sempre a mesma: no início de cada temporada, os Rangers perdiam suas habilidades por uma artimanha dos vilões e eram salvos por alguma coisa/pessoa que lhes dava novos poderes (os novos uniformes e robôs). A repetição do tema começou a cansar, e as substituições constantes de elenco tornavam estranho o conceito de "heróis infatigáveis", mas que desistiam de sua missão de defender a humanidade após pouco tempo.

Assim, na temporada de 1999, o arco que vinha desde a primeira temporada foi parcialmente abandonado, e cada temporada passou a ter um roteiro e um elenco independentes, seguindo o modelo japonês—embora se situando no mesmo "universo" (para permitir que os heróis dos seriados anteriores apareçam para "dar uma força" aos novos, ainda que isso aconteça poucas vezes).

Em 2002, a Saban Entertainment foi vendida para a Disney, mas isso não impediu que a série continuasse com punho firme.

[editar] Antecedentes
É tradição dos estúdios nos Estados Unidos re-filmar ou editar uma produção estrangeira. Na primeira categoria estão filmes como Três Solteirões e um Bebê (do original francês Três Homens e um Bebê), Um Toque de Infidelidade (do também francês Primo/Prima), Godzilla (do japonês Gojira/Godzilla, o Rei dos Monstros!), O Chamado (do japonês Ringu/Ring), O Grito (do japonês Ju-on) e "Água Negra" ("Dark Water", de 2005).

Quanto à edição, já na década de 60 o estúdio do diretor Roger Corman adaptava séries da família Ultra, mudando até a temática: séries dramáticas ganhavam tom de comédia.

No campo da sátira, seis episódios do sentai Dynaman (de 1983) foram dublados nos EUA com vozes cômicas e falas fora do contexto (como fazem os humoristas do programa brasileiro "Casseta e Planeta" no quadro "Casseta e Planeta Pictures") e exibidos em 1987 no programa de variedades "Night Flight", do canal de TV "USA Network". Contudo, neste caso, não houve substituição de elenco, e os episódios foram exibidos sem cortes.

[editar] Controvérsia
No Brasil, apesar do sucesso com o público infantil, a série não é muito bem vista entre os fãs de tokusatsu por causa do acordo entre as empresas Saban e Toei: esta cedeu os direitos de transmissão das séries no ocidente para a primeira, o que gerou o boato de que a Saban só autorizaria a exibição da versão americana. Outro boato é que o visual norte-americano de Power Rangers fez as distribuidoras brasileiras ficarem desestimuladas de trazer séries originais, eis que os custos de importação, tradução e divulgação são bem mais baratos que os de uma série original. Verdade ou não, o fato é que poucas séries japonesas de tokusatsu foram exibidas na TV brasileira desde a vinda de Power Rangers para o País em 1994: apenas Patrine, Kamen Rider Black RX, Solbrain (exibidas em 1995) e Ultraman Tiga (em 2000) tiveram sua chance.

Outras séries da Saban (VR Troopers, Masked Rider, Big Bad Beetleborgs) se utilizavam do mesmo método de reciclagem de originais japoneses, chegando ao ponto de usarem imagens de séries diferentes numa mesma produção. Algumas das séries que foram “refeitas” já haviam sido exibidas em sua versão original no Brasil e obtido relativo sucesso entre o público: Kamen Rider Black RX foi matéria-prima para Masked Rider; e Metalder, Spielvan e Shaider foram usadas em V.R. Troopers. Os fãs ficaram decepcionados ao verem as séries transformadas em algo completamente fora do contexto original e seus atores favoritos sendo substituídos.

Mais importantes parecem ser o custo de tradução—há menos tradutores de japonês do que de inglês—e as dificuldades de dublagem. Segundo o dublador Ionei Silva (responsável pela voz do personagem Tutubarão e do Mestre dos Magos do desenho Caverna do Dragão), diretor de dublagem da série "O Regresso de Ultraman", em uma entrevista à revista Comix Milênio (Editora Escala) nº 3, o texto traduzido precisava de uma adaptação para "bater" com os movimentos labiais dos atores, devido a peculiaridades na estrutura do idioma. Um trabalho, além de um custo, a mais que as distribuidoras poderiam não querer arriscar.

Outro fator de peso surgiu com a abertura às importações iniciada em 1991, que também atingiu o mercado de brinquedos: a venda de produtos correlatos como bonecos, camisetas, pôsteres, papéis de carta e alimentos é um componente indissolúvel das séries infanto-juvenis de tevê e quadrinhos em todo o mundo, e Power Rangers não é exceção. A importação do excedente desses produtos disponível no exterior barateou o custo de venda para o público brasileiro (ainda que tenha causado o desemprego nas fábricas do País) e a disseminação dos produtos pelo Mundo tornou mais fácil o retorno financeiro para os produtores da série.

Isso faz com que os mesmos brinquedos sejam vendidos em diferentes países, muitas vezes com as mesmas embalagens. Nesse panorama de redução de custos, sairia muito caro providenciar embalagens diferenciadas—ou, o que é cada vez mais freqüente, etiquetas adesivas cobrindo os nomes em inglês na embalagem—em português e com o logotipo, por exemplo, dos Jyu Rangers originais em vez do dos Power Rangers norte-americanos. Assim, sob este aspecto, é mais cômodo optar pelo seriado para o qual os brinquedos e objetos foram produzidos.

Este parece ser o motivo que levou, por exemplo, os responsáveis pelo marketing a obrigar a equipe de dublagem da nova versão do desenho He-Man a voltarem ao estúdio e redublarem vários trechos, mudando os codinomes dos personagens de português para inglês (por exemplo, "Mentor" tornou-se "Man-at-Arms"). Ou, ainda, a chamarem o longa-metragem do desenho "As Meninas Superpoderosas" pelo original "The Powerpuff Girls". Ou, caso mais conhecido, a mudarem o nome da famosa série cinematográfica "Guerra nas Estrelas" para "Star Wars".

[editar] Curiosidades
As músicas de Power Rangers na era Disney foram drasticamente modificadas na temporada Operação Ultraveloz porque o compositor das músicas originais, Bruce Lynch, já não estava mais presente. Nunca mais se ouviu aquelas antigas músicas de fundo que tinham desde Tempestade Ninja.
Austin St. John (Jason), Walter Jones (Zack) e Thuy Trang (Trini) foram dispensados de Power Rangers na metade da segunda temporada, tudo porque os produtores da série não quiseram atender às reivindicações dos atores por salários proporcionais ao lucro que geravam para a Fox e a Saban. Os três atores demitidos tiveram seus lugares ocupados por três novatos: Steve Cardenas (Rocky), Johnny Yong Bosch (Adam) e Karan Ashley (Aisha).
Amy Jo Johnson (Kimberly) deixou a série na metade da terceira temporada e foi substituída pela atriz Catherine Sutherland, que entrou na série como a personagem Kat. Mas Amy ainda voltou no filme "Turbo: Power Ranger 2" ao lado de Austin St. John (Jason). Amy Jo Johnson até que se saiu melhor que seus companheiros que saíram da série acreditando que fossem vingar no mercado Hollywodiano. Amy fez parte do elenco principal da série Felicity, onde teve outro papel marcante interpretando a jovem "Julie". Ela também é cantora, tem vários CDs lançados e sucessos como "Puddle Of Grace".
Amy Jo Johnson (Kimberly) foi a única pessoa que não deixou Power Rangers por razões salariais (Ela foi fazer teatro)
David Yost (Billy) também deixou Power Rangers, ao final da quarta temporada, "Power Rangers Zeo", por razões salariais. Como o personagem Billy havia tido sua aparição bastante reduzida, David Yost teve seus vencimentos reduzidos também, o que lhe gerou insatisfação e provocou sua saída.
Por razões também salariais, Steve Cardenas, o Rocky, deixou a série no início da quinta temporada, "Power Rangers Turbo". A razão era que seus vencimentos não eram equivalentes aos dos demais companheiros de elenco. Assim, Steve foi substituído por Blake Foster, que na época tinha apenas 12 anos e se tornou o mais jovem Ranger.
Turbo: Power Rangers 2" ("Turbo: A Power Rangers Movie"), apesar de ter um enredo bem melhor em relação ao primeiro filme, fracassou nas bilheterias, ao registrar lucros de US$ 8.000.000,00, valor baixo para os padrões de Hollywood.
Durante a metade de "Power Rangers Turbo", Jason David Frank (Tommy), Johnny Yong Bosch (Adam), Nakia Burrise (Tanya, personagem que subsituiu Aisha, Papel de Karan Ashley) e Catherine Sutherland (Kat) foram demitidos da série, pois já estavam um pouco "velhos" para permanecerem interpretando adolescentes pós-colegiais. Apenas o então novato Blake Anthony Foster, que interpretava Justin/Turbo Ranger Azul, permaneceu e 4 novos atores ocuparam o lugar dos veteranos demitidos. Selwyn Ward, Roger Velasco, Tracy Lynn Cruz e Patricia Ja Lee assumiram os lugares deixados e permaneceram na série até o fim de "Power Rangers no Espaço". Blake ficou no ar até o final de "Power Rangers Turbo".
Austin St. John e Walter Jones se uniram para apresentar o "Episódio Piloto" de Power Rangers. As maiores diferenças eram na caracterização do Alpha, do Zordon, de seu Centro de Comando e a Ranger Amarela, que era interpretada pela atriz Audrey Dubois, que não quis seguir no papel de Trini para se dedicar a outro projeto. Então Trini acabou ficando com Thuy Trang.
Por falar em Thuy Trang, essa bela atriz faleceu de forma trágica em 2001, em um acidente de carro. Ex-compaheiros de elenco como David Yost (Billy) e Amy Jo Johnson (Kimberly), compareceram ao funeral da atriz.
Houve superlotação em evento realizado em um dos supermercados Wal Mart, em 1999, devido à presença do elenco de "Power Rangers: A Galáxia Perdida", para divulgação da nova série. Tal fato se deu devido ao enorme carisma e receptividade daquele elenco, segundo matéria veiculada na época. Na ocasião, Danny Slavin (Leo/Ranger Vermelho), Reggie Rolle (Damon/Ranger Verde), Archie Kao (Kai/Ranger Azul), Cerina Vincent (Maia/Ranger Amarela) e Valerie Vernon (Kendrix/Ranger Rosa), trajavam os uniformes de Rangers sem os capacetes, distribuíram autógrafos e tiraram fotos com fãs.
Danny Slavin (Leo) e Melody Perkins (Astronema/Karone) já foram modelos profissionais, tendo Danny sido modelo da maison européia Calvin Klein.
A atriz Valerie Vernon (Kendrix) foi acometida de leucemia durante as filmagens de "Power Rangers: A Galáxia Perdida", daí porque foi substituída por Melody Perkins, que interpretou a vilã Astronema em "Power Rangers no Espaço", como Ranger Rosa da Galáxia Perdida, pois a personagem de Valerie morreu na série, para que ela pudesse se tratar e se curar. Hoje, Valerie está completamente curada.
Patricia Ja Lee (Cassie/Turbo Ranger Rosa e Space Ranger Rosa) iria substituir Valerie Vernon em "Power Rangers: A Galáxia Perdida", no entanto, por conta de uma disputa judicial entre a atriz e produtora Saban, por razões salariais, quem substuiu Valerie foi Melody Perkins, cujo personagem mudou de nome para Karone.
"Power Rangers Galáxia Perdida" foi a temporada mais adorada pelos fãns, mas em compensação a sua temporada sucessora, ou seja, "Power Rangers O Resgate" foi a temporada, entre todas, a ter a menor receptividade do público.
"Power Rangers Galáxia Perdida" fez a transição de eventos entre as temporadas anteriores e as seguintes. Embora ela tenha sido a primeira temporada a não ser continuação direta da anterior, ainda haviam personagens e fatos em comum que a ligavam as temporadas precedentes, como os atores dos personagens Bulk, Skull, Prof. Phenomenon e Karone, o robô Alpha 6, a Astro Mega Nave e o fato da nave espacial Terra Venture ter saído da cidade Alameda dos Anjos, entre outros.
O Ranger Titanium da temporada Power Rangers o Resgate não estava na versão sentai ele foi uma criação da Saban pelo fato de sempre haver um sexto ranger
"Power Rangers: O Resgate" foi a primeira temporada que rompeu completamente com eventos de temporadas anteriores, tendo uma temática e história próprias, diferente de todo o legado original dos Power Rangers. Desde então, cada temporada tem sua temática própria, com elenco renovado a cada ano.
"Power Rangers: Força do Tempo" foi a última temporada dos Power Rangers produzida inteiramente pela Saban e com relativo sucesso, tanto que o elenco de "PR: Força do Tempo" retornou em episódio especial duplo na temporada seguinte, "Power Rangers: Força Selvagem", mostrando os desfechos de todos os seus personagens antes e depois do encontro com o elenco de "PR: Força Selvagem".
"Power Rangers: Força Animal" foi a única temporada produzida em conjunto pelo staff da Saban e pela Disney, até que a Disney tomasse conta totalmente da produção da série. Foi a última temporada produzida nos E.U.A.
"Power Rangers: Tempestade Ninja" foi a primeira temporada produzida inteiramente pela Disney e marcou a transferência da produção da série para a Nova Zelândia, lugar onde até hoje a série é gravada.
Houve muitos atores não-americanos integrando o grupo, como Catherine Sutherland (Kat), Adam Tuominen (Hunter), Firass Dirani (Nick), Angie Diaz (Vida), Melanie Vallejo (Madison), Richard Brancatisano (Xander), James MacLurcan (Mack), Gareth Yuen (Dax) e Caitlin Murphy (Ronny), que são autralianos, Samuell Benta (Will) e Rhoda Montemayor (Rose),que são ingleses, Michael Chaturantabut (Chad), que é tailandês, Glenn McMillan (Dustin), que é brasileiro, Chris Violette (Sky), Brandon Jay McLaren (Jack), Matt Austin (Bridge), Alycia Purrott (Sydney), Kevin Duhaney (Ethan), Jeffrey Parazzo (Trent), Sasha Willams (Kelsey) e Jorge Vargas Jr. (creditado como Jorgito Vargas Jr.) (Blake), que são canadenses, Melody Perkins (Karone/Astronema), que é alemã, Pua Magasiva (Shane), que é samoano, Sally Martin (Tori), James Napier (Conner),Nic Sampson (Chip), Peta Rutter (Udonna), Emma Lahana (Kira) e Dwayne Cameron (Dru/Tyzonn), que são neozelandezes, Jason Chan (Cam), que é malaio e Thuy Trang (Trini), que era vietnamita.
Falando em Emma Lahana, essa atriz e aspirante a cantora, teve sua trajetória abordada no especial 'History', que reuniu parte do elenco de "Power Rangers: Dino Trovão" e "Power Rangers S.P.D.".
Ainda falando de Emma Lahana, Ela e Brandon Jay McLaren, que se conheceram no episódio "History", primeiro teamup de "PR: Super Parulha Delta" ,começaram a namorar.
O tema de abertura de Power Rangers Dino Trovão é o unico da série que não contém a palavra GO, que quer dizer vão, em sua letra.
Brandon Jay McLaren (Jack Landors), Selwyn Ward (T.J. Johnson), e Pua Magasiva (Shane Clarke) foram os únicos afro-descendentes a vestir o uniforme vermelho e a liderança do grupo, por tabela. Selwyn Ward chegou primeiro em "Power Rangers: Turbo", Pua Magasiva, em "PR: Tempestade Ninja", e Brandon Jay veio em "Power Rangers S.P.D.".
Steve Cardenas (Rocky) não foi líder, mas foi o primeiro Ranger Vermelho de descendência latina dos Power Rangers. Assim, Ricardo Medina Jr. (Cole) pode ser considerado como o primeiro Ranger Vermelho e líder dos Rangers de descendência latina por "Power Rangers: Wild Force".
Rajia Baroudi (Delphine) foi a primeira mulher a liderar a equipe de Power Rangers, em "Mighty Morphin Aliens Rangers", como a Alien Ranger Branca. Depois veio Enri Jessica Cahill (Jen) em Power Ranger: Time Force, passando depois o cargo para Wes Collins/ Ranger Vermelho, interpretado por Jason Faunt. Alison Kipperman (Taylor) veio em "Power Rangers: Força Selvagem", como a Ranger Amarela, mas logo entregou a liderança do grupo para Cole Evans/Ranger Vermelho, interpretado por Ricardo Medina Jr. Ainda temos a personagem Charlie, que participou de "PR: S.P.D" Que foi a primeira Ranger Vermelha na História, sendo líder do A-Squad (esquadrão vilão de S.P.D).
Pua Magasiva (Shane) foi o primeiro Ranger Vermelho e líder da equipe de descedência samoana/oriental. Firass Dirani (Nick, em "Power Rangers: Mystic Force") é pioneiro também, pois é o primeiro Ranger Vermelho e líder da equipe com descendência árabe.
Steve Cardenas, o Rocky, se recusou a participar do especial "Forever Red", que reuniu (quase) todos os Rangers Vermelhos em um episódio especial, que seria o Ryuranger, que seguiria a cronologia do anterior Zyuranger, sendo que o sucessor seria Dairanger.
Por muito pouco, Danny Slavin (Leo) ia ficando de fora do especial 'Forever Red', isso se deve ao fato de que o ex-Ranger Vermelho é, atualmente, advogado, portanto, sua agenda profissional quase lhe tirou a chance de reviver o carismático Ranger Vermelho Galático.
Jason David Frank, o Tommy, se recusou a participar dos especiais 'History' e 'Wormhole' que reuniu os Dino Thunder Rangers e os S.P.D. Rangers, ficando a cabo do ator Jeffrey Parazzo (Trent/ Dino Ranger Branco) fazer a voz de Tommy no especial 'Wormhole'.
Em se tratando de reunião de elencos, no início da terceira temporada, os Power Rangers se uniram ao Masked Rider para lutar contra o Conde Dragon, inimigo do Rider. Esse episódio triplo de "MMPR", chamado de "A friend in need", foi o piloto da série do Masked Rider americano, que foi uma adaptação americana de três séries japonesas de Kamen Riders (Kamen Rider Black RX, Kamen Rider ZO e Kamen Rider J), para aproveitar a fama dos heróis coloridos e divulgar a nova série.
Em "Power Rangers Zeo" (Power Rangers Zeo), no especial "Rangers Of Two Worlds", houve a primeira reunião de elencos da série. Os Zeo Rangers se uniram aos Alien Rangers, que atuaram no final da terceira temporada dos Power Rangers, para combaterem Rita e Lord Zedd e Império das Máquinas, que se uniram nesse episódio.
"Em "Power Rangers no Espaço" (Power Rangers In Space), Johnny Yong Bosch (Adam) e Blake Anthony Foster (Justin), reviveram seus antigos papéis ao fazeram participações isoladas durante tal fase. Johnny reviveu Adam Park no episódio "Always a Chance", porém como Power Ranger Preto, uniforme usado até o fim da terceira temporada, e Blake Foster reviveu Justin Stewart, o Ranger Turbo Azul, no episódio "True Blue To The Rescue".
Não houve participação dos Power Rangers: Força Animal na série seguinte, "Power Rangers: Tempestade Ninja", como ocorre desde "Power Rangers: Galáxia Perdida", na qual há um episodio especial, normalmente em duas partes, trazendo o elenco anterior e juntando-o ao novo e juntos enfrentam inimigos em comum. O elenco de "Power Rangers: Força Animal" não foi autorizado a participar de um especial na temporada seguinte por causa de razões sindicais. Com a mudança da produção da série para a Nova Zelândia, o elenco não ficaria mais ao alcance do sindicato ao qual era filiado em Los Angeles (informação obtida no website Behind the Helmets). Outra série na qual também não teve participação de Rangers anteriores foi "Power Rangers: Força Mística", que não pode contar com os Power Rangers S.P.D. (seu antecessor) por causa do curto número de episódios (foram 32 no total, o normal, geralmente, era de 38 para cima).
Apesar da produção atual ser na Nova Zelândia, logo durante a primeira temporada (Power Rangers), o show teve sua transmissão banida do ar neste mesmo país, devido ao grande número de crianças praticando os golpes uma na outra durante o período escolar. [1]
Power Rangers Mighty Morphin foi a primeira série de Power Rangers em que o vilão principal era homem. Porém, o vilão homem não foi o vilão na história inteira, pois primeiramente tinha uma vilã. Assim, Power Rangers Força do Tempo foi a primeira série de Power Rangers em que o vilão era homem na história inteira (Ransik). Depois disso nenhuma série de Power Rangers teve uma vilã mulher.
Power Rangers Turbo foi a primeira série do gênero a ter carros como zords.
Apenas alguns Zords dos sextos Rangers são capazes de formar Megazords completos. O Astro Megazord não é formado por um único Zord, mas sim pela união da Astro Meganave com o ônibus espacial da NASADA, trazido da Terra; enquanto que o Megazord Comando Delta recebe energia do Megazord Esquadrão Delta.
Para compensar que Power Rangers Força Mística não tem encontro com os Power Rangers SPD, fizeram um episódio em que Piggy aparece na série. Piggy conta para Genji como vai ser daqui a 20 anos, época em que os Rangers anteriores estão. Só que Piggy, ao perceber que a Ranger Azul Força Mística está chegando para resgatar o Genji, pede-o para não contar a ninguém sobre ele. Depois disso, nunca mais foi feito um episódio de Power Rangers Força Mística em que Piggy apareceu de novo.
Power Rangers Wild Force foi traduzido diferente para o português: Force=Força, Wild= Selvagem e Animal=Animal. Animal em inglês se escreve do mesmo jeito que em português, só se pronuncia diferente. Então Wild Force= Força Selvagem, Animal Force= Força Animal. Mas no episódio Legado do Poder em Dino Trovão, Tommy se refere a eles como Força Selvagem.
Em Power Rangers Jungle Fury os morfadores serão diferentes do original. No lugar das "luvas" de Gekiranger são usados óculos.
Power Rangers Jungle Fury foi a única série do gênero composta por todas as cores conhecidas de Rangers, contando ainda com outras distintas.
Falando em cores: vermelho, amarelo e azul foram as cores com maior quantidade de Rangers para representá-las, pois as três estiveram presentes em todas as fases do seriado.
Kimberly, Cassie, Jen, Vida e Rose foram as únicas morenas que vestiram a roupa de ranger rosa, posto geralmente ocupado por loiras . Nunca houve uma ranger rosa afro-descendente na história de todo o seriado. Allyssa, Udonna e Delphine foram as únicas que vestiam a roupa de ranger branca. Tommy e Trent foram os únicos ranger brancos homens. Dustin, Ivan (A-Squad SPD) e Chip foram os únicos homens a vestir amarelo, posto ocupado por mulheres. Tori e Madison foram as únicas rangers azuis, posto ocupado por homens.
Ivan (A-Squad Spd) é o único ranger da história que usou saia na sua forma Ranger, detalhe geralmente feminino.
Jason David Frank passou alguns episódios da segunda temporada de Power Rangers ausente porque ele havia sido escalado para protagonizar a série Cibertron, que seria a nova produção da Saban, adaptada de uma série de Tokusatsu, que posteriormente se chamaria VR Troopers, inicialmente seria só de Metalder, não incluia Spielvan e o enrendo não tinha relação nehuma com Realidade Virtual e o seu personagem se chamava Adam Steel, Jason chegou inclusive a gravar um episódio piloto da série mas devido as indefinições dos produtores Jason decidiu deixar o projeto de protagonizar a série, substituído por Brad Hawkins, que passou a se chamar Ryan Steel e voltou para Power Rangers, já usando o uniforme de Dai Rangers.
O ator Brad Hawkins (Ryan Steel) aparentemente fez uma ponta no episódio píloto de Cibertron lutando contra Jason David Frank. Nesse período, Brad Hawkins foi convidado para interpretar o Ranger Branco, mas com a desistência de Jason do elenco e o seu retorno para a série Power Rangers, Brad Hawkins acabou sendo o protagonista da Série VR Troopers.
Ainda falando sobre Cibertron, uma curiosidade bem interessante é que com o fim do projeto, o tema principal da série foi utilizado em Power Rangers, como a música do Ranger Verde. Por coincidência ou não a música acabou sendo o tema do próprio personagem de Jason David Frank (O Ranger Verde, que na outra série interpretaria o Cibertron).
[editar] Temporadas
Nome no Brasil Nome Original Ano Baseado em Número de Episódios
Power Rangers Power Rangers: Mighty Morphin 1993 – 1995 nos EUA 1994 – 1996 no Brasil Kyoryuu Sentai Zyuranger 147 episódios
Gosei Sentai Dairanger
Ninja Sentai Kakuranger
Power Rangers: Poderosa Morfagem Alien Power Rangers: Alien Rangers 1995 nos EUA 1996 no Brasil 8 episódios
Power Rangers: Zeo Power Rangers: Zeo 1996 nos EUA 1997 no Brasil Chouriki Sentai Ohranger 50 episódios
Power Rangers: Turbo Power Rangers: Turbo 1997 nos EUA 1998 no Brasil Gekisou Sentai Carranger 45 episódios
Power Rangers: No Espaço Power Rangers: In Space 1998 nos EUA 1999 no Brasil Denji Sentai Megaranger 43 episódios
Power Rangers: A Galáxia Perdida Power Rangers: Lost Galaxy 1999 nos EUA 2000 no Brasil Seijuu Sentai Gingaman 45 episódios
Power Rangers: O Resgate Power Rangers: Lightspeed Rescue 2000 nos EUA 2001 no Brasil Kyukyu Sentai GoGo V 40 episódios
Power Rangers: Força do Tempo Power Rangers: Time Force 2001 nos EUA 2002 no Brasil Mirai Sentai Timeranger 40 episódios
Power Rangers: Força Animal Power Rangers: Wild Force 2002 nos EUA 2003 no Brasil Hyakujuu Sentai Gaoranger 40 episódios
Power Rangers: Tempestade Ninja Power Rangers: Ninja Storm 2003 nos EUA 2004 no Brasil Ninpuu Sentai Hurricanger 38 episódios
Power Rangers: Dino Trovão Power Rangers: Dino Thunder 2004 nos EUA 2005 no Brasil Bakuryuu Sentai Abaranger 38 episódios
Power Rangers: S.P.D. (Super Patrulha Delta) Power Rangers: S.P.D. (Space Patrol Delta) 2005 nos EUA 2006 no Brasil Tokusou Sentai Dekaranger 38 episódios
Power Rangers: Força Mística Power Rangers: Mystic Force 2006 nos EUA 2007 no Brasil Mahou Sentai Magiranger 32 episódios
Power Rangers: Operação Ultraveloz Power Rangers: Operation Overdrive 2007 nos EUA 2008 no Brasil Gogo Sentai Boukenger 32 episódios
Power Rangers: Fúria das Selvas Power Rangers: Jungle Fury 2008 nos EUA 2009 no Brasil Juuken Sentai Gekiranger 32 episódios
Power Rangers: RPM Power Rangers: RPM 2009 nos EUA 2010(Previsto) no Brasil Engine Sentai Go-Onger 32 episódios

[editar] As cores dos Rangers
# Season Vermelho Amarelo Azul Rosa Preto Verde Branco Prata/Dourado Violeta Azul Claro Laranja
1 Mighty Morphin Power Rangers Jason Lee Scott Trini Kwan Billy Cranston Kimberly Hart Zack Taylor Tommy Oliver
2 Mighty Morphin Power Rangers Jason Lee Scott / Rocky deSantos Trini Kwan / Aisha Campbell Billy Cranston Kimberly Hart Zack Taylor / Adam Park Tommy Oliver
3 Mighty Morphin Power Rangers Rocky deSantos Aisha Campbell Billy Cranston Kimberly Hart / Katherine Hillard Adam Park Tommy Oliver
3 Mighty Morphin Alien Rangers Aurico Tideus Cestro Corcus Delphine
4 Power Rangers: Zeo Tommy Oliver Tanya Sloan Rocky deSantos Katherine "Kat" Hillard Adam Park Jason Lee Scott
5 Power Rangers: Turbo Tommy Oliver / Theodore J.J. Johnson Tanya Sloan / Ashley Hammond Justin Stewart Katherine Hillard / Cassie Chan Ranger Fantasma Adam Park / Carlos Vallerte
6 Power Rangers: In Space Andros Ashley Hmmond Theodore J.J. Johnson Cassie Chan Carlos Vallerte Zhane
7 Power Rangers: Lost Galaxy Leo Corbett Maya Zephyr Kai Chan Kendrix Hargan / Karone Mike Corbett / Defensor Magna Damon Henderson
8 Power Rangers: Lightspeed Rescue Carter Grayson Kelsey Winslow Chad Lee Dana Mitchell Joel Rawlings Ryan Mitchell
9 Power Rangers: Time Force Alex Drake / Wesley Collins/Eric Myers Katie Walker Lucas Kendall Jenifer Scott Trip Regis
10 Power Rangers: Wild Force Cole Evans Taylor Earhardt Max Cooper Dany Delgado Alyssa Enrilé Merrick Balliton
11 Power Rangers: Ninja Storm Shane Clarke/Hunter Bradley Waldo Dustin Brooks Blake Bradley Cameron Watanabe Tori Hanson
12 Power Rangers: Dino Thunder Conner McKnight Kira Ford Ethan James Tommy Oliver Trent Fernandes Mercer
13 Power Rangers: Space Patrol Delta Jack Landors Elizabeth Delgado Sky Tate Sydney Drew Bridge Crason Samuel Anubis Doggie Cruger / Nova Katherine Manx / Boom
14 Power Rangers: Mystic Force Nick Russell (Bowen) / Leanbow Chip Thorn Vida Rocca Xander Bly Udonna Daggeron Koragg Madison Rocca
15 Power Rangers: Operation Overdrive Mackenzie Hartford / Bridge Carson Ronny Robinson / Kira Ford Dax Lo / Tori Hanson Rose Ortiz Will Aston / Adam Park Xander Bly Tyzonn
16 Power Rangers: Jungle Fury Casey Rhodes Lily Chilman Theo Martin Jarrod / Mestre Swoop Camile / Mestre Phant Dominic Hargan Jarrod / Camile Robert James Mestre Finn
17 Power Rangers: RPM Scott Truman Summer Landsdown Flynn McAllistair Dillon Ziggy Grover Gem / Gemma
Séries de Power Rangers:
MMPR - Alien Rangers - Zeo - Turbo - Power Rangers in Space - Lost Galaxy - Lightspeed Rescue
Time Force - Wild Force - Ninja Storm - Dino Thunder - S.P.D. - Mystic Force - Operation Overdrive - Jungle Fury - RPM
Filmes de Power Rangers:
Mighty Morphin Power Rangers: The Movie - Turbo: A Power Rangers Movie
Outras mídias de Power Rangers:
Power Rangers: Super Legends

Madrugada na Rede Globo

Nova York em Perigo (1995/1999) « anterior Power Rangers (1999) seguinte » Dona Flor e Seus Dois Maridos (minissérie) (2002)

[editar] Ligações externas
Página oficial (em inglês)
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Power_Rangers"
Categoria: Power Rangers
Categorias ocultas: !Artigos com trechos que carecem de fontes desde Março de 2008 | !Info Televisão com erros

Nenhum comentário:

Postar um comentário